Coroinhas

Equipe de coroinhas São Tarcísio a serviço de JESUS no altar

A paróquia de Nossa Senhora Aparecida de Bebedouro, que aprendemos a chamar carinhosamente de Casa da Mãe Aparecida possui uma equipe de coroinhas composta por meninos e meninas com idade entre 06 e 12 anos.

Os coroinhas estão a serviço de JESUS no altar nas celebrações da Santa Missa, e participam de outras datas especiais na paróquia, como nas procissões e no Cerco de Jericó.

A equipe de coroinhas denominada São Tarcísio (santo padroeiro dos coroinhas), se reúne quinzenalmente na Casa da Mãe Aparecida, às 14h, para formação espiritual.

Os encontros também são importantes para levar aos coroinhas informações gerais da paróquia que sejam de interesse do grupo e da família, pois muitos pais permanecem no encontro e isto contribui para o fortalecimento da equipe.

Em datas específicas como: o Dia da Criança, encerramento do ano e em alguns encontros no decorrer do ano é proporcionado aos coroinhas momentos de lazer e confraternização, sempre contando com a colaboração dos pais e autorização do pároco.

Alguns dos deveres do coroinha:

Servir ao altar não é apenas ajudar o padre, transportar os objetos litúrgicos ou executar as funções que lhe são próprias. É participar do Mistério Pascal de Cristo, ou seja, da Paixão- Morte- Ressurreição de Cristo.

O coroinha deve buscar sempre a alegria e a disposição, o contato fraterno e amigo, o respeito e a dedicação às coisas sagradas. Deve continuamente dar testemunho de que Cristo é o seu Senhor e Mestre.

Na vida do coroinha a oração é fundamental. É pela oração que o jovem aprende a se relacionar com Deus. Através da oração e do testemunho de cristão recebem as graças de Deus, o auxílio para os momentos difíceis e a força para superar o pecado e as falhas pessoais. Sem oração não se pode servir ao altar, pois como vamos estar com Cristo se não temos intimidade com Ele? É a oração que permite ao coroinha exercer o seu serviço ao próximo e ao altar de forma digna.