CEB´S

A sigla CEB ou CEBs, significa COMUNIDADE ECLESIAL DE BASE. Na prática, são grupos de leigos que se reúnem semanalmente ou periodicamente nas casas de famílias integrantes para escutar e aprofundar conhecimentos da Palavra de Deus; alimentar a comunhão fraterna e assumir compromisso cristão na sociedade e, em especial, na paróquia à qual está inserida.

Denomina-se Comunidade, porque são pessoas que geralmente vivem na mesma região; eclesial, porque professam a mesma fé, estão unidas à Igreja; de base,porque são formadas por pessoas das classes populares.

O Documento 100 da CNBB, Comunidade de comunidades: uma nova paróquia, fala da “necessidade de formar grupos bíblicos, fazer com que as paróquias sejam uma rede de comunidades. Neste sentido, as CEBs continuam relevantes nas opções eclesiais da Igreja no Brasil”.

Em nossa paróquia existem 35 CEBs (alguns grupos, inclusive, se reúnem a mais de 20 anos) espalhadas em seis setores dentro do território paroquial. São eles: Setor São Benedito, Setor Santo Antônio, Setor São Paulo, Setor Santa Maria, Setor Paraiso e Setor São José.

São grupos dinâmicos, compostos por crianças até idosos, tendo como suporte o subsídio diocesano: Formação Continuada da Fé. Hoje, além de dispor do amparo do pároco, também conta com a assistência dos 3 Diáconos Permanentes que servem a paróquia. Sem alarde, através da oração e do trabalho, levam a Palavra de Deus a todos os cantos da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida.

Coordenadora: Setor São Benedito: Benedita M.Tenan Mazzolla

Coordenadora: Setor Santo Antônio: Maria A. Maia Ximenes